terça-feira, 22 de junho de 2010

Jornalista Cristiane Finger discute produção audiovisual no PPGCom da Unisinos

Carine Prevedello*

A jornalista Cristiane Finger, doutora em Comunicação e professora da PUC-RS, participou do último encontro da disciplina de Economia Política do Audiovisual, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos. A teoria e a prática do audiovisual foram o tema da aula, que aconteceu no dia 21 de junho. Os mestrandos e doutorandos participantes da disciplina apresentaram as produções em vídeo feitas como parte da avaliação final. As discussões foram coordenadas pelo professor doutor Valério Brittos, que lidera o grupo de pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS).

Cristiane participa da aula

Durante a tarde, quatro audiovisuais foram apresentados pelos alunos, em diferentes formatos e gêneros: "Liberdade", dos mestrandos Bianca Elisa Costa, Eduardo Menezes e Marlon Lemienski, "It's a wonderful life", do mestrando André Campos, "UFRGS TV", da doutoranda Carine Prevedello, e "Vídeo Institucional CEPOS", do doutorando Andres Kalikoske. Todas as produções sâo independentes e tiveram produção, edição e direção dos alunos integrantes da disciplina. De acordo com Cristiane Finger, "a limitação técnica muitas vezes é usada como desculpa pelos próprios profissionais, quando se deveria entender que o conteúdo é sempre o mais importante". Para a professora, os trabalhos apresentados confirmam a prevalência da idéia e dos argumentos para a eficiência da mensagem, ainda que exista dificuldade de equipamentos de produção e edição.

"Nós somos allfabetizados em audiovisuial, assim como somos alfabetizados na linguagem falada e escrita. Os gêneros são uma classificação que restringe e não contempla as múltiplas possibilidades de produção", acrescentou Cristiane Finger. O professor Valério Brittos ressaltou a importância da avaliação de uma profissional com credibilidade de prática jornalística, mas também inserida na realidade acadêmica.

A disciplina de Economia Política do Audiovisual faz parte do currículo de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação da Unisinos, e, além da coordenação do professor Valério, foi ministrada em conjunto com o professor doutor Bruno Lima Rocha.

*Carine Prevedello é Doutoranda em Comunicação Social pela Unisinos