Por Carine Prevedello*
As relações da igreja com a mídia e os novos tipos de religião surgidos na sociedade midiática são o tema do novo livro do professor doutor Pedro Gilberto Gomes. "Da Igreja Eletrônica à Sociedade em Midiatização" é o título da publicação, que teve lançamento na noite desta segunda-feira, dia 21 de junho, durante o projeto Sala de Leitura do Instituto Humanitas Unisinos (IHU). Professores, pesquisadores e profissionais ligados à temática participaram da atividade.
O livro traz os resultados de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo Mídia e Religiosidade, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos. A análise avaliou a apropriação das técnicas midiáticas pelo universo religioso, a prática de alguns pregadores transformados em celebridades e as mudanças nos rituais religiosos e na atuação dos fiéis. De acordo com o autor, há uma série de fatores interligados para explicar o crescimento das religiões midiatizadas, como o desencanto com os rituais tradicionais e o avanço do consumismo indicvidual e solitário característico da internet. "O importante não é a internet ou a televisão, mas que tipo de religião está emergindo das relações da igreja com a mídia", avalia Pedro Gomes.
Participaram do lançamento a coordenadora do PPGCom, Christa Berger, o coordenador do Grupo Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS), Valério Brittos, e os professores Antonio Fausto Neto e Jairo Ferreira. Os pesquisadores Paola Nazário, Andres Kalikoske, Ana Maria Rosa, Alexon Gabreil João, Angélica Pinheiro e Carine Prevedello, integrantes do grupo CEPOS, também acompanharam o lançamento do livro.
O livro traz os resultados de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo Mídia e Religiosidade, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos. A análise avaliou a apropriação das técnicas midiáticas pelo universo religioso, a prática de alguns pregadores transformados em celebridades e as mudanças nos rituais religiosos e na atuação dos fiéis. De acordo com o autor, há uma série de fatores interligados para explicar o crescimento das religiões midiatizadas, como o desencanto com os rituais tradicionais e o avanço do consumismo indicvidual e solitário característico da internet. "O importante não é a internet ou a televisão, mas que tipo de religião está emergindo das relações da igreja com a mídia", avalia Pedro Gomes.
Participaram do lançamento a coordenadora do PPGCom, Christa Berger, o coordenador do Grupo Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS), Valério Brittos, e os professores Antonio Fausto Neto e Jairo Ferreira. Os pesquisadores Paola Nazário, Andres Kalikoske, Ana Maria Rosa, Alexon Gabreil João, Angélica Pinheiro e Carine Prevedello, integrantes do grupo CEPOS, também acompanharam o lançamento do livro.
Palestra contou com a presença de integrantes dos PPGs da Unisisnos
*Carine Prevedello é Doutoranda em Comunicação Social pela Unisinos