A Rede Globo decidiu retirar do ar uma campanha de comemoração aos 45 anos da emissora, depois que vários internautas afirmaram que o jingle teria uma mensagem subliminar pró-Serra. O vídeo também ganhou críticas de Marcelo Branco, coordenador da campanha de Dilma nas mídias sociais.
A campanha, lançada ontem (19/04), mostra atores, apresentadores e jornalistas da Globo falando sobre a emissora. Em um determinado momento os participantes afirmam: "Todos queremos mais. Educação, saúde e, claro, amor e paz. Brasil? Muito mais". Segundo internautas, a frase fazia alusão ao lema da campanha de Serra, definida como “O Brasil pode mais". Além disso, no final do vídeo, aparece o número 45, o mesmo do PSDB.
O secretário de Comunicação do PT, André Vargas, escreveu em seu blog que o lema do tucano havia inspirado a emissora.
Em nota oficial, a Globo defende que o vídeo foi feito bem antes de Serra e Dilma lançarem suas pré-candidaturas. “O texto do filme em comemoração aos 45 anos da Rede Globo, que começou a ser veiculado ontem à noite, foi criado – comprovadamente - em novembro do ano passado, quando não existiam nem candidaturas, muito menos slogans eleitorais”.
A emissora negou qualquer mensagem subliminar na campanha e afirmou que preferiu tirar o vídeo do ar para não ser acusada de tendenciosa. “... a Rede Globo não pretende dar pretexto para ser acusada de ser tendenciosa e está suspendendo a veiculação da campanha na televisão”, afirmou.
Após a repercussão, Marcelo Branco escreveu em seu Twitter que sua crítica foi apenas uma opinião pessoal. “Sobre o #jingledaglobo: meu RT e comentários foram de caráter pessoal. Eu não falo em nome da Dilma e nem da coordenação”.
Fonte: Comunique-se