Principal encontro mundial de radiodifusão será uma oportunidade para apresentar o padrão nipo-brasileiro aos países participantes
Brasília – O Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, e o assessor da Secretaria de Telecomunicações, Flávio Lenz César, vão representar o ministério na edição 2010 do NAB Show, organizado pela National Association of Broadcasters. O evento será em Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 10 e 15 de abril. Eles vão aproveitar a participação no encontro para debater o padrão nipo-brasileiro de TV Digital com visitantes de outros países que participarão do evento.
O NAB Show, considerado o maior encontro de radiodifusão do planeta, é voltado para as diversas formas de produção e distribuição de conteúdo, com ênfase na convergência das mídias. As discussões envolvem tanto aspectos regulatórios quanto tecnológicos. Além da questão da portabilidade e interatividade na TV Digital, que terá bastante destaque esse ano, também serão discutidos temas como rádio digital, internet banda larga, IPTV, TV móvel, convergência de mídias, tecnologias sem fio, conteúdos digitais, engenharia e gerência de transmissão, telefonia móvel e cinema digital, em especial a tecnologia 3D.
De acordo com o assessor Flávio Lenz César, a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão vai realizar, durante o evento, um seminário de divulgação do ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), como é chamado o padrão de TV Digital aberta nipo-brasileiro. O Ministério das Comunicações terá participação na divulgação das vantagens do sistema aos países participantes. Além do Brasil, outros cinco países já adotaram oficialmente o ISDB-T: Argentina, Chile, Peru, Venezuela e Equador.
“A participação no NAB Show também é uma oportunidade para nos atualizarmos um pouco com o que o mundo está discutindo sobre radiodifusão. Além disso, teremos a chance de criar oportunidades em outros países para o nosso sistema de TV Digital. Esperamos que outros países que estão avaliando o padrão estejam presentes, já que a feira é bastante visitada por representantes de governo”, diz Flávio Lenz.
Vantagens
Segundo Flávio Lenz, os Estados Unidos têm discutido bastante a introdução da portabilidade e mobilidade na TV Digital, tema que estará presente nos painéis da NAB. Ele ressalta que o Brasil já está na frente em relação a essa questão, pois a adoção do padrão nipo-brasileiro já permitia esta facilidade gratuita desde o início.
A delegação brasileira, tradicionalmente expressiva no evento, inclui radiodifusores, empresários do setor de telecomunicações, autoridades e representantes do governo. Esse ano, também vão representar o Ministério das Comunicações a secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica, Zilda Beatriz Abreu, e a diretora de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação, Edinéia Costa.
O NAB Show é um evento anual, organizado pela National Association of Broadcasters, voltado essencialmente para a questão da informação. A conferência inclui no debate desde as mídias tradicionais, como rádio e televisão, até as configurações das redes sociais na internet, onde o usuário produz e publica seu próprio conteúdo. Além dos debates, o NAB Show é conhecido por ser uma grande feira de radiodifusão, com expositores de todo o mundo.
Fonte: Ministério das Comunicações