quarta-feira, 17 de março de 2010

RSF faz apelo a Lula pela libertação de presos políticos em Cuba

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) enviou um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo que o governante brasileiro desempenhe o “papel de mediador junto às autoridades cubanas na causa dos prisioneiros de consciência”.

A carta, assinada pelo presidente da entidade, Jean-François Julliard, lembra que o próprio presidente foi “vítima da ditadura” e pede que o governo brasileiro não permaneça “surdo” diante dos apelos internacionais pelo respeito aos direitos humanos em Cuba.

“O Brasil e a comunidade dos países da América Latina são os únicos a poderem demover o governo cubano dessa repressão aos direitos humanos e à liberdade de informação”, diz o documento.

A organização ressalta ainda que, entre os cerca de 200 presos políticos em Cuba, há 25 jornalistas, blogueiros e intelectuais. “Inclusive nosso próprio correspondente, Ricardo González Alfonso, que suporta graves condenações penais por ter apenas desejado informar fora do controle do Estado”.

A RSF ressalta a importância de Cuba, “um símbolo na América Latina”, que sofre, “há meio século, com um embargo absurdo, injusto para a população”. Fala ainda sobre o papel desempenhado pelas brigadas médicas cubanas no socorro às vítimas do terremoto no Haiti.

“Apesar de tudo, essa realidade não desculpa as autoridades de Havana do destino que impõem aos oponentes. Tampouco desculpam as brutalidades e humilhações impostas aos jornalistas, militantes, sindicalistas e respectivas famílias. De modo nenhum justificam a dificuldade de os Cubanos terem livre acesso à internet ou poderem viajar sem autorização”.

Fonte: Comunique-se