quinta-feira, 25 de março de 2010

Dicionário da Comunicação disponibiliza duas mil referências de livros sobre o assunto

A partir da próxima quinta-feira (25), o site Almanaque da Comunicação disponibiliza um dicionário bibliográfico de Comunicação.

Com 2 mil referências de livros sobre imprensa, rádio, televisão, propaganda, cinema, internet e relações públicas, o dicionário como objetivo auxiliar pesquisadores, professores e alunos universitários, a buscarem informações sobre opções específicas de livros na sua área de interesse.

Nelson Varón Cadena, responsável pelo site, explicou que a ideia surgiu após experiências vivenciadas por ele. "Eu pesquiso sobre comunicação há 25 anos, e muitas vezes tive dificuldades de encontrar o livro certo, pois normalmente em catálogos, bibliotecas ou universidades a referência é genérica. Eles são catalogados apenas como livros de 'comunicação'", disse.

No dicionário bibliográfico, as obras são classificadas em 28 temas, ou categorias. Segundo Cadena, colaborador do Portal IMPRENSA, não existe nada semelhante no Brasil. "Foram catalogados, durante oito meses livros em português e publicados no Brasil. Até julho, pretendo disponibilizar 3 mil referências", contou.

Algumas obras catalogadas são livros raros, muitos deles (em especial a bibliografia do século XIX) disponíveis apenas em sebos e bibliotecas e arquivos públicos. Para Cadena, a bibliografia brasileira sobre Comunicação em geral é boa, mas falta um pouco de amadurecimento na pesquisa.

"Nos Estados Unidos, por exemplo, a Comunicação é estudada há 60 anos. Aqui ainda estamos em um estágio primário. Cerca de 80% dos livros catalogados foram publicados nos últimos 20 anos. O assunto é prioritário há apenas duas décadas, quando explodiram as faculdadeds de Comunicação no país", explicou.

Fonte: Portal Imprensa