terça-feira, 2 de junho de 2009

Ministro prevê investimentos em telecom para Copa de 2014

Por Lúcia Berbert

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, abriu a hoje a primeira reunião da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) chamando a atenção para a necessidade, não só da democratização do acesso, mas de questões que estão na ordem do dia do país, como a multiprogramação e a realização da Copa do Mundo em 2014 no Brasil.

“Quais serão as demandas para a realização desse evento, sobretudo na área de telecomunicações”, questionou Costa em referência à Copa. Ele prevê que muitos bilhões de reais terão que ser investidos pelas operadoras para cumprir as obrigações de transmissões dos jogos para todo o mundo e atender outras demandas e as aplicações precisam ter início de imediato.

Sobre multiprogramação, Costa repetiu que a decisão deve ser do Congresso Nacional, já que a lei não permite seu uso, mas acredita que esse tema será amadurecido até a plenária da Confecom, que se realizará em dezembro. “Eu não sou contra nem a favor da multiprogramação, apenas defendo a técnica que a torna possível”, disse. E recomendou que as emissoras de TVs comerciais, contra ou a favor da multiprogramação, se entendam com os parlamentares.

Costa também sugeriu o debate sobre as TVs educativas. “Agora é o momento de se corrigir distorções para evitar que os erros se multipliquem no processo de digitalização desses canais”, disse. O Minicom há tempos vem tentando coibir canais que, com outorga de educativo, usam seus espaços para veicular publicidade e proselitismo político.

A reunião da Comissão Organizadora da Confecom reuniu cerca de 60 representantes de entidades públicas, privadas e sociais. Ela será responsável pela elaboração do regimento da conferência e pela escolhas dos delegados, que participarão da plenária nacional, que acontecerá de 1º a 3 de dezembro, em Brasília.

Fonte: Tele Síntese