quinta-feira, 25 de junho de 2009

Estratégias da Globo na Convergência Digital

Por Guilherme Premonsa

O Prof. Dr. Valério Cruz Brittos abriu a reunião desta última quarta-feira do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS) apresentando o projeto de convergência digital realizado em conjunto com a TV Unisinos. Serão produzidos programas de periodicidade bi-semanais. O Grupo Cepos já tem uma atuação no bairro Feitoria, de São Leopoldo, onde é pesquisada a realidade local e produzido material audiovisual, com intervenção social, numa troca de experiências.

Após a introdução da pauta da reunião, o Prof. Ms. Luciano Corrêa dos Santos apresentou sua tese de doutorado em Comunicação Social. Intitulada “Estratégias da Rede Globo na convergência digital”, a tese trata de decisões de realinhamento e reprogramação por quais passarão as grades televisivas, em particular a Globo. Corrêa dos Santos também levantou a questão de que a mídia estaria entrando em um novo patamar, que combinaria todos os sistemas, como televisão, rádio e internet em uma só plataforma. Assim, acredita que estaríamos um passo mais próximo da possibilidade de uma convergência digital total – com base em um apanhado histórico da rede Globo e outras grandes mídias.

Bruno Lima Rocha recebeu a palavra para fazer uma breve crítica construtiva sobre a tese. “A grosso modo, só posso contribuir se eu for além do que está escrito, pois sei que o Luciano sabe muito mais do que aquilo apresentado”, explicou, antes de tomar a palavra, Bruno, que desde o mês de junho vem assinando semanalmente um artigo no portal do Instituto Humanitas Unisinos (IHU). Além disso, o próprio Grupo Cepos publicará uma coluna de duas páginas toda terça-feira no periódico impresso IHU.

A reunião então foi aberta a perguntas de outros membros na sala e Brittos finalizou levantando alguns pontos para que o Grupo avance na reflexão e na experimentação dos processos midiáticos digitais, considerando o potencial da interatividade, enfaticamente.