Por Márcia Abos
SÃO PAULO - A TV Globo promete investir em 2009 no desenvolvimento de novas mídias, tais como celular e internet, complementando ou sendo consumido ao mesmo tempo que o conteúdo da TV. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira em São Paulo, a emissora apresentou novidades previstas para este ano.
" O conteúdo da internet e celular podem ser complementares ao da TV "
Queremos aguçar no telespectador a vontade de voltar a assistir TV. Há também a tendência da simultaneidade de consumo de mídias, que se falam muito rapidamente. Assim, o conteúdo da internet e celular podem ser complementares ao da TV - explicou Manoel Martins, diretor de entretenimento da emissora.
A expectativa é de crescimento acelerado em consumo de TV digital fora do lar - em táxis, onibus, trens - além dos celulares. Espera-se que em breve essas mídias sejam tão populares no Brasil como são no Japão, informou o diretor geral da TV Globo, Octávio Florisbal.
- Certamente a TV aberta vai ter uma segunda plataforma: o celular, que perderá em audiência para a TV mas deve superar a internet - acredita Florisbal.
O jornalismo reforça esta tendência, com a criação de protótipos dos principais telejornais da emissora para serem vistos no celular. Na internet, já é possível assisti-los na íntegra ou em partes. O público poderá também interagir com apresentadores por meio de chats e sugerir pautas na web.
Na área de entretenimentos, a TV Globo começa a abrir espaço para parcerias com produtoras independentes. Em 2009, estão previstas duas séries feitas nestes moldes.
"Som e fúria", adaptação da série canadense "Sling and arrows" realizada pelo cineasta Fernando Meirelles e sua produtora O2, retrata os bastidores de um grupo de teatro que interpreta obras de Shakespeare. A estreia está prevista para junho. O elenco é composto por Felipe Camargo, Andréa Beltrão, Regina Casé e Dan Stulbach, entre outros.
- É a primeira minissérie totalmente independente da TV brasileira - disse Meirelles.
"Decamerão - A comédia do sexo" nasceu do especial de fim de ano de 2008 da emissora. Sem data prevista para estrear, a série tem direção de Guel Arraes e é produzida em parceria com a Casa de Cinema de Porto Alegre.
Entre outras novidades da TV Globo na área de entretenimento, estão seriados como "Força-tarefa", que mostra o cotidiano de uma equipe de policiais e "Tudo novo de novo", que com uma linguagem simples pretende mostrar a realidade de várias famílias brasileiras.
Com texto de Fernando Bonassi e Marçal Aquino, "Força-tarefa" estréia em 17 de abril, logo após "A grande família". A direção é de José Alvarenga Junior e compõem o elenco Milton Gonçalves e Murilo Benício.
- A marca do seriado é a qualidade visual. "Força-tarefa" tem cara de cinema, linguagem de cinema - disse o diretor José Alvarenga Junior.
"Tudo de novo de novo" estréia em 17 de abril, logo após o Globo Repórter. O programa de ficção discute o novo formato da família brasileira. No elenco, estão Júlia Lemmertz e Marco Ricca.
- Queremos deixar o máximo da emoção em primeiro plano - adiantou a diretora da série de 12 episódios, Denise Saraceni.
Fonte: O Globo