Por André Mermelstein e Fernando Lauterjung
A Globo já está transmitindo aplicativos de interatividade com sua programação digital. Os aplicativos são testes e não são recebidos pelos receptores digitais disponíveis no mercado, que ainda não contam com middleware instalado. Como o Ginga-J ainda não foi normatizado, e ainda depende de negociações com a Sun, os aplicativos por enquanto são desenvolvidos apenas na linguagem NCL, parte declarativa do middleware.
A Globo demonstrou para jornalistas na manhã desta quarta, 8, um aplicativo que está sendo transmitido simultaneamente à novela "Caminho das Índias". O aplicativo traz descrições dos personagens e resultados de enquetes, com um grafismo sofisticado, desenvolvido pela área artística da Globo. Contudo, ainda não conta com nenhuma função que exija canal de retorno.
TV paga
Conforme apurou este noticiário, a Globo começa a negociar com operadoras de TV por assinatura uma forma de reescrever os aplicativos, já que as caixas da TV paga não vêm equipadas com o mesmo middleware da TV aberta. Por conta desta diferença, a interface gráfica dos aplicativos pode não ser a mesma da TV aberta, embora o conteúdo seja o mesmo.
A forma como os patrocinadores poderão participar da interatividade também parece estar definida. Não será aceito que um aplicativo de patrocinador se sobreponha ao comercial de outro, o que, de certa forma, inviabiliza o uso de aplicativos interativos durante o espaço comercial. No entanto, é possível que os patrocinadores ganhem espaço em aplicativos que rodam durante a exibição do conteúdo, principalmente nos caso de eventos, shows e esportes.
Embora os aplicativos possam se sobrepor à imagem do conteúdo principal, o que se viu na apresentação da Globo é que o aplicativo ocupa apenas os cantos laterais da tela, preservando sempre a imagem no formato 4:3.
Fonte: Tela Viva