Levantamento realizado pelo Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre diz que a nova tecnologia terá alcance de cobertura de 40 milhões de pessoas até o final de 2008. O estudo foi feito com base no cronograma de implantação do Ministério das Comunicações e do número de habitantes (Censo/2007 IBGE) das cidades que já receberam e ainda receberão o sinal até o final de dezembro.
Outro dado levantado pelo estudo, analisando a previsão da venda de receptores fixos e móveis da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, é a estimativa do número de telespectadores, que poderá chegar a 645 mil até o próximo mês. Ao todo, calcula-se que 150 mil receptores fixos serão comercializados até o final deste ano, com estatísticas que apontam 3,3 espectadores por aparelho e mais 150 mil receptores móveis, com uma pessoa por dispositivo.
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre são as capitais que já possuem as concessões para transmissão digital em HD e para dispositivos móveis e portáteis. Florianópolis, Salvador e Campinas terão a tecnologia até dezembro. Até o final de 2009, todas as capitais brasileiras e Brasília terão TV digital funcionando.
Roberto Franco, presidente do Fórum, afirmou que o avanço do Brasil na implantação da nova tecnologia é animador: “Nenhum país conseguiu os resultados obtidos pelo Brasil em tão pouco tempo. Somos um case de sucesso, já amplamente reconhecido no exterior”.
Por Maria Maurente
Fonte: Portal 3