A Brasil Telecom apresentou nesta terça à imprensa o serviço de TV móvel que será oferecido aos clientes da empresa até o final do ano. Serão 10 aparelhos, disponíveis no plano 3G Mais, capazes de receber os nove canais iniciais.
Para ter acesso à programação, os clientes deverão instalar um aplicativo, desenvolvido pela brasileira M1ND Lab, que permitirá navegar entre os canais. A TV Móvel será contratada por tempo (30min, 2h, 24h), e dará ao cliente liberdade para “zapear” à vontade no período contratado.
Vale ressaltar que TV Móvel não é o mesmo que TV digital. Enquanto a TV digital é gratuita, recebendo os canais da TV aberta transmitidos digitalmente, a TV móvel é paga, restrita aos canais oferecidos pela empresa – similar à TV à cabo. Até 2009, a BrT pretende ampliar para 128 canais a sua oferta.
– Estamos num período de experimentação com o hábito do usuário. Nós já temos conhecimento de tecnologia de TV e telecom, agora queremos ver como os clientes se adaptam e usam a tecnologia – explicou Sergio Messiano, um dos gerentes da Brasil Telecon.
Por trás da interface do programa há 10 mil linhas de código na linguagem de programação C++. O programa, chamado de M1ND, levou quatro anos para ser desenvolvido. Atualmente, o programa está disponível para a plataforma Symbiam, mas até o Natal deve ter versões para Java e Linux.
Segundo Alberto Magno, da M1ND, todo o esforço foi feito para produzir um produto fácil de se utilizar, que atenda as necessidades do usuário:
– É um produto em constante evolução. Eu comecei a desenvolver porque era viciado no seriado 24 Horas, aí queria assistir ao seriado fora de casa e inventei esse produto que temos aqui hoje.
Pensando no usuário, o programa armazena entre 1min30 e 2min de programação. Isso evita que o usuário perca partes importantes da transmissão ao cair numa área “sombreada” – com sinal fraco.
– A gente sempre se preocupou em não perder um pênalti ou um lance decisivo de um jogo de futebol, por exemplo – explica Magno.
A TV Móvel estará disponível, inicialmente, em aparelhos Nokia, em toda a área de atuação da BrT. O público da TV Móvel tem entre 15 e 36 anos, e 63% são homens. Segundo Magno, os programas mais assistidos, em ordem, são: notícias, esportes, canal adulto e desenhos.
Por Guilherme Neves
Fonte: ClicRBS