Maputo, Sábado, 20 de Setembro de 2008:: Notícias
É LANÇADO hoje, às 10 horas, na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, o livro “Saber, Cidadania e Dependência” da autoria do sociólogo italiano radicado no país, Luca Bussotti.
A obra será apresentada pelo emérito sociólogo moçambicano Elísio Macamo, que não só falará da obra como também em torno das questões que a mesma levanta.
“Saber, Cidadania e Dependência” atenta-se a três âmbitos que o autor os considera delicados e interligados na actual realidade do país. Os mesmos são: o saber, de tipo académico e científico, mas também “cívico”, pois funciona como alicerce de uma concepção plena e madura da cidadania. Há ainda a complexa relação do indivíduo com as estruturas do Estado, e os factores internos aos grupos sociais mais desvantajados, que operam como resistências ao envolvimento num meio urbano sempre mais presente nas várias realidades do país. O livro é ainda produto de três estudos realizados desde 2004 no nosso país.
O seu autor refere que a sua pesquisa é qualitativa e a escolha de um meio como o Bairro da Liberdade, local onde foi feita a pesquisa de campo, prende-se com o facto de tencionar falar sobre uma realidade que não era de âmbito rural e também não era urbana, isto é: uma realidade semi-periférica.
Nessas realidades semi-periféricas existe aquilo que diz serem dois mundos que entram em conflito.
Doutorado em Sociologia do Desenvolvimento na Universidade de Pisa (Itália), depois de ter ensinado desde 2002 até 2007 no Departamento de Ciências Sociais na Universidade de Pisa é agora docente na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). É um dos maiores estudiosos italianos de sociologia africana e sobretudo moçambicana. Já publicou vários livros em Italiano sobre Moçambique.