terça-feira, 23 de setembro de 2008

Direito à comunicação é tema da IV Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai sediar, de 16 a 18 de outubro, a IV Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, cuja temática vai girar em torno das “pesquisas acadêmicas e experiências da sociedade civil, mercado e Estado na efetivação do direito humano à comunicação”. O evento deverá reunir estudantes, pesquisadores, representantes dos movimentos sociais, comunicadores comunitários e palestrantes renomados, a exemplo de Armand Mattellart, John Downing, José Marques de Melo e Cicilia Peruzzo.

A conferência, que integra o calendário das comemorações dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tem como objetivo promover o debate sobre o papel dos meios de comunicação na garantia dos direitos do cidadão, a diversidade no espaço midiático e o reconhecimento da comunicação como direito humano. Segundo informações da coordenação do evento, quase 70 trabalhos foram aprovados para apresentação nas sessões de comunicação científica.

Sendo realizado pela primeira vez fora do Sudeste do país, o Mídia Cidadã deste ano pretende dar ênfase aos resultados do acompanhamento sistemático da produção midiática na região Nordeste, feito pelo Observatório da Mídia Regional do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, sem perder de foco a promoção e proteção dos direitos humanos em todo canto do país. A idéia é justamente estreitar os espaços entre os discursos científico e político e as experiências empíricas da sociedade civil e do empresariado do setor das comunicações.

A inovação trazida para a edição deste ano é a I Feira Nacional de Mídia Cidadã, que abrirá espaço democrático em meio ao hall do Centro de Artes e Comunicação da UFPE para exposições de serviços de comunicação cidadã. Na oportunidade, pesquisadores, organizações não-governamentais, movimentos sociais e empresas poderão trocar e discutir experiências de diversas regiões do Brasil.

Informações sobre programação e inscrições podem ser obtidas através do site da UFPE.

Notícia publicada pelo site Eptic.