quinta-feira, 22 de março de 2012

Norma internacional para alertas EWS ainda não está pronta

O sistema de alerta EWS (Emergency Warning System) enviado pelo sinal de TV digital ainda depende de uma rodada de contribuições para que seja normatizado no Fórum Internacional ISDB-T, entidade responsável pela harmonização das distintas implementações do padrão TV digital. A informação é do presidente do Fórum Sistema Brasileiro de TV Digital e ex-presidente do órgão internacional, Roberto Franco. Um texto foi aprovado na última reunião, que aconteceu na semana passada, mas ainda há prazo para o envio de contribuições, até agosto deste ano. "Esperamos publicar a norma na próxima reunião, em maio de 2013", explica.
Mesmo assim, Franco diz que é saudável que hajam experiências baseadas nas normas propostas até o momento. "Já foi feito no Chile e é bom que seja feito no Brasil", diz Roberto Franco. Conforme adiantou este noticiário, a EBC e Secretaria de Defesa Civil/RJ têm planos de testar o sistema.
Segundo o presidente do Fórum SBTVD, será necessário definir algumas regras para o uso do sistema no Brasil. Em primeiro lugar, é preciso ser definido um gestor. "Não cabe à radiodifusão privada a decisão de transmitir um alerta à população", diz. Além disso, é necessário criar uma tabela com os códigos de alerta. No Japão, por exemplo, o código 1 é usado para alertar a população sobre terremotos, o que não faria sentido no caso do Brasil.
Fernando Lauterjung

Fonte:  Tela Viva.