quarta-feira, 30 de março de 2011

Globo deve oficializar Brasileirão em duas semanas

Por: Bárbara Sacchitiello

A novela pelos direitos de transmissão do campeonato Brasileiro pode estar próxima de seu final. Dentro de duas semanas, os 18 principais times pertencentes à formação original do Clube dos 13 devem firmar definitivamente com a Globo um contrato para a cessão dos direitos de transmissão do principal torneio de futebol do País pelos anos de 2012, 2013 e 2014.

A informação foi revelada pelo diretor geral da Globo, Octávio Florisbal, durante o evento de apresentação da grade de programação de 2011 da emissora. “Em duas semanas, mais ou menos, deveremos ter em mãos os contratos acertados com os 15 clubes. Com os outros três, também estamos negociando e acreditamos que chegaremos a uma conciliação. A chance de a Globo perder a transmissão do campeonato Brasileiro, hoje, é mínima”, revelou o executivo à reportagem de M&M Online.

A convicção da emissora está apoiada no poder que os clubes possuem de pedir a retirada da procuração que cedia ao Clube dos 13 o direito de negociar em seus nomes. Na semana passada, a entidade representante do futebol alegou ter alguns times de futebol em suas “mãos” por conta justamente dessa procuração de seção de direitos e de dívidas afiançadas pelo próprio Clube dos 13 e, por isso, confirmou o acordo com a RedeTV, que ofereceu R$ 516 milhões pelas transmissões do campeonato de futebol.

Segundo explicou Florisbal, tais dívidas não seriam um impedimento para as negociações individuais destes clubes com a Globo, uma vez que a quitação dos débitos não precisa, necessariamente, estar vinculada à permanência da validade da procuração que une os times e o Clube dos 13. Sendo assim, desde que se comprometam a quitar as pendências financeiras, os clubes têm liberdade para negociar, individualmente, com outras emissoras.

Está nos planos da Globo a veiculação de cerca de 100 partidas de futebol na temporada,mdentre as quais as do Campeonato Brasileiro, que correspondem a boa parte deste total. Florisbal ainda salientou que, com o acerto das transmissões, a Bandeirantes também deve garantir o Brasileirão em sua grade nos próximos anos, por conta da parceria entre as duas emissoras.

Fonte: M&M Online