Redação Portal IMPRENSA
A Comissão de Comunicações da Malásia multou o canal TV3 por exibir um anúncio muçulmano com música natalina. O órgão alegou que a emissora insultou e humilhou o Islã, que terá que pagar multa no valor de 50 mil ringgit (cerca de R$ 26.915 mil), a mais alta pela infração.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o anúncio foi veiculado em setembro, mês do Ramadã e considerado sagrado pelos muçulmanos. As imagens mostravam um homem de cabelos grisalhos levando crianças a uma terra de fantasia. Os personagens apareciam voando, em uma situação parecida com a história do Papai Noel.
A TV3 retirou o vídeo do ar e pediu desculpas pelo episódio.
Em janeiro de 2009, o governo da Malásia havia permitido o jornal católico The Herald de usar a palavra "Alá" como tradução para "Deus". Anteriormente, a publicação tinha sido proibida de circular no país usando essa referência.
E nesta semana, a rádio pública National Public Radio (NPR), dos EUA, demitiu o comentarista Juan Williams por ter feito declarações controversas sobre muçulmanos durante o programa "The O´Reilly Factor", da Fox News. A emissora afirmou que as opiniões de Williams são "incompatíveis" com suas práticas editoriais e "afetam a credibilidade de seu trabalho".
Fonte: Portal IMPRENSA