segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Após Google admitir ato ilícito, Reino Unido reabre inquérito

Por Sílvio Guedes Crespo

O Reino Unido decidiu reabrir investigação contra o Google por violação de privacidade depois que a empresa admitiu, na última sexta-feira (22), que os carros que batiam as fotografias para o Google Street View captaram, em alguns casos ilicitamente, e-mails e senhas pessoais de redes WiFi (sem fio) domésticas em diversos países, informa o jornal britânico “Financial Times”.

A reportagem afirma que autoridades de vários dos 30 países onde os carros do Street View operaram estão investigando o Google. Na semana passada, órgãos reguladores da Espanha e do Canadá disseram que a companhia infringiu leis locais.

Ao mesmo tempo em que admitiu o erro, o Google anunciou na sexta-feira mudanças processuais para evitar que esse tipo de problema ocorra novamente, relata o “FT”. “O Google culpou um engenheiro, de nome não revelado, que teria instalado nos carros, sem autorização, softwares capazes de coletar dados de redes WiFi.

Na avaliação do “Financial Times”, este é “o mais danoso caso de violação de privacidade a atingir a empresa.

Na Alemanha, 244 mil pessoas já pediram para que suas casas fiquem irreconhecíveis no Street View. No Brasil, o produto foi lançado no dia 30 de setembro.

Fonte: Estadão