Por Nayane Andrade Miranda
No próximo dia 31 haverá o segundo turno das eleições 2010 para presidente e governador de cada estado. No Piauí a disputa segue entre Wilson Martins (PSB) e Sílvio Mendes (PSDB). Nas pesquisas eleitorais da região Wilson está na liderança e agora resta saber em quem os eleitores indecisos votarão.
Wilson Martins é médico formado pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, e tem várias especializações. Foi Deputado Estadual por três mandatos e presidiu a Frente Parlamentar do Cooperativismo do Estado. Presidente das Comissões de Infra-Estrutura de Fiscalização, Administração Pública e de Constituição e Justiça, da Assembléia Legislativa do Estado do Piauí. Foi Secretário Municipal de Saúde de Teresina e Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (1993-1994). Atualmente, é Membro Titular da Câmara Setorial do Cerrado e Biodiesel e do Conselho Estadual do Meio Ambiente. É Presidente da Executiva Estadual do Partido Socialista Brasileiro – PSB no Estado do Piauí. Foi eleito Vice-Governador do Estado do Piauí, para o quadriênio 2007-2010, Coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e do Núcleo de Estudos e Projetos Especiais – NEPE do Estado do Piauí. Em abril de 2010, com a renúncia de Wellington Dias, assumiu o cargo de Governador do Estado do Piauí. Candidato através da “Para o Piauí Seguir Mudando” (PRB / PT / PMDB / PTN / PR / PSB / PRP / PC do B.
Silvio Mendes também é médico e deixou a medicina em 1993 quando foi convidado pelo então prefeito de Teresina, Raimundo Wall Ferraz, para assumir a gestão da saúde pública da capital, onde ficou por dez anos, também nas gestões dos prefeitos Chico Gerardo (1995/1996), e nos dois períodos de Firmino Filho (1996/2004). Em 1996, assumiu a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2004 foi eleito prefeito de Teresina. Nas eleições de 2008, Silvio Mendes obteve mais de 70% dos votos válidos. É candidato através da coligação “A Força do Povo” (PSC / PPS / DEM / PSDB).
No início Silvio Mendes estava em uma ótima posição nas pesquisas sendo considerado um dos favoritos, mesmo sem ter definido os partidos da coligação. Mas esta realidade mudou quando Wilson Martins decidiu candidatar-se e levou consigo o apoio de Wellington Dias, ex- governador e agora eleito senador, e do presidente Luis Inácio Lula da Silva. A disputa política segue forte mas como podemos observar a força e influencia do Lula elege qualquer candidato.
Apostava-se que Wilson Martins ganharia no primeiro turno, por conta deste apoio, mas o trabalho desempenhado por Silvio na prefeitura de Teresina garantiu sua vaga para o segundo turno. De certo que a decisão que eleitor irá tomar será muito complicada. De um lado a imagem de um prefeito que possui excelente histórico e ótimo trabalho realizado e de outro lado um candidato que tem bastante experiência e um grande apoio.
Acreditamos que a vitória será data para Wilson Martins por conta da imagem do Lula que carrega consigo já que o eleitor espera a continuidades dos projetos realizados por ele. Pensa-se que se o Silvio for eleito não teremos as “portas abertas” para o Piauí.