sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mineiros soterrados no Chile receberão media training para lidar com imprensa

Redação Portal IMPRENSA

Os 33 mineiros que estão soterrados em uma mina na cidade de Copiapó, Chile, desde agosto, receberão treinamento de mídia - media training - para concederem entrevistas a jornais e programas de rádio e televisão. O objetivo é fazer com que o grupo consiga lidar com a curiosidade da imprensa depois que forem resgatados.

Segundo informações das agências de notícias, os mineiros receberão o treinamento por meio de um circuito fechado de TV. O psicólogo Alberto Iturra, que supervisiona o bem-estar mental dos 33 chilenos, informou que o media training os ensinará a manter o equilíbrio durante uma entrevista, sobre como devem pedir ao entrevistador para repetir uma questão caso na a entendam, e sobre a melhor forma de se dizer que não gostariam de responder a uma determinada pergunta.

O grupo tem recebido comida, água e remédios por meio de três tubos de suprimentos. Além disso, os tubos mantém uma linha de comunicação com a superfície, onde alguns membros das famílias dos soterrados acampam.

Os trabalhos para resgatar os mineiros estão em estágio avançado, e conta com a supervisão de uma equipe especialistas da agência espacial dos EUA, a NASA, que enviou ao local um nutricionista, um engenheiro e um psicológo. A previsão é a de que as escavações da mina comecem em novembro.

Fonte: Portal IMPRENSA