Por Rafael Cavalcanti, com assessoria de imprensa da UCS
Teve início ontem (02/09) a trigésima terceira edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) na Universidade de Caxias do Sul (UCS-RS). O encontro segue até o dia 6 de setembro na cidade da serra gaúcha. Cerca de quatro mil participantes, entre pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais e especialistas da área participarão do evento.
Nos cinco dias de congresso, haverá diversas atividades como oficinas, minicursos, fóruns, apresentações de grupos de pesquisa, distribuição de prêmios, lançamentos de livros e atividades culturais. Nesta quinta-feira, os participantes acompanharam o Colóquio Binacional Brasil-Estados Unidos, que reúne acadêmicos dos dois países para trica de conhecimento em estudos, assinatura de convênios e incentivo de pesquisas comparadas.
Paralelo à chegada do público, aconteceram também o Fórum de Economia Política das Tecnologias da Informação e da Comunicação (EPTIC), o Prêmio RP-Brasil (destinados aos profissionais e acadêmicos de Relações Públicas) e a abertura da exposição de charge “Comunicação e Tecnoligias com Humor”.
De acordo com a diretora do Centro de Ciências de Comunicação da UCS, Marliva Vanti, “o Congresso da Intercom é o maior encontro de estudantes, pesquisadores e professores da área em toda a América Latina. É a partir das discussões em eventos dessa categoria que constroem-se as linhas de pensamento para a comunicação no Brasil.”
Em virtude do primeiro dia se configurar como um pré-encontro, a maioria dos participantes deixou para se credenciar hoje, quando o Congresso abre oficialmente suas atividades.
Intercom
A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma associação científica, sem fins econômicos, destinada a congregar professores, pesquisadores e profissionais, bem como a prestar serviços para a comunidade. A entidade é constituída por mais de mil associados de todas as regiões do país ou residentes no exterior.
Fundada no dia 12 de dezembro de 1977, a Intercom trabalha o compartilhamento de pesquisas e informações da ciência da Comunicação Social de forma interdisciplinar. Além de encontros periódicos , a sociedade promove anualmente um Congresso Nacional entre acadêmicos da área. Em 2007, tornou-se a primeira associação relacionada aos estudos de comunicação a completar 30 anos de existência.
A Intercom ainda é responsável pelo lançamento de livros e revistas especializados em Comunicação, buscando sempre por parcerias com entidades de mesmo objetivo, institutos e órgãos de incentivo à pesquisa brasileiros e estrangeiros. Tal intercâmbio é um incentivo à formação científica, tecnológica, cultural e artística, além de uma forma de capacitar professores, estudantes e profissionais da Comunicação.
Fonte: Cepcom