terça-feira, 22 de junho de 2010

TV Globo é questionada por dar cargo de Relações Públicas a personagem de novela

O Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do Rio de Janeiro (Conrerp-RJ) enviou, no último sábado (19), uma carta à TV Globo e ao novelista Sílvio de Abreu, na qual questiona a maneira como a profissão tem sido abordada na novela "Passione". Segundo o Conselho, o personagem Fred, vivido por Reynaldo Gianechinni, foi contratado para exercer o cargo de RP em uma metalúrgica, apesar de não ser qualificado para a profissão, com o diploma de ensino superior.

Ao Portal IMPRENSA, o presidente do Conrerp-RJ, Alexandre Coimbra, afirmou que, no folhetim, o diploma também não foi solicitado pelos empregadores e que Fred só teria sido contratado por ser bonito e ter "fala mansa". Para Coimbra, a menção à profissão na novela desinforma e deseduca.

"Queremos esclarecer esse assunto para que as pessoas não tenham a impressão de que não é necessário ter o diploma e registro profissional para exercer a profissão de Relações Públicas", disse Coimbra.

Um trecho da carta enviada à Rede Globo, que também foi publicada no blog do Conrerp, esclarece que Relações Públicas é uma profissão regulamentada. "É exercida atualmente, em todo o país, por cerca de 15 mil profissionais regularmente registrados no Sistema do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp), em seus conselhos regionais".

"Seria muito reconfortante saber que o personagem está sendo contratado para a função pela sua formação profissional (Bacharel em Relações Públicas) e respectivo registro", diz outro trecho da carta.

À reportagem, a assessoria da TV Globo informou que ainda não tem conhecimento sobre o assunto.

Fonte: Portal Imprensa