quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ollivier salienta a relevância das novas plataformas midiáticas ao permitir não ser somente receptor,mas também produtor de conteúdo

Por Diego Costa*

O ministrante e pesquisador Prof.Dr.Bruno Ollivier, da Université dês Antilles et de La Guyane na ilha francesa de Martinica no Caribe, realizou a palestra “As Ciências da Informação e Comunicação como Interdisciplina frente à Globalização e à web 2.0” ontem (22/06) às 17hs, no mini auditório do centro 3 na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Apresentando um recorte do seu vasto trabalho direcionado para a epistemologia da Informação e da Comunicação.

Para Ollivier, os avanços da internet permitem espaços alternativos de confluência de informação tão, ou mais massificadores que os espaços midiáticos tradicionais. A possibilidade de se produzir conteúdo e assim obter uma participação mais ampla na comunicação, acabam por fidelizar e multiplicar os adeptos. Enaltecendo desta forma, o papel das redes sociais, entre elas o Face book, que possui atualmente o maior número de usuários.

Dentre outros assuntos abordados e discutidos entre os participantes, também se pode destacar a questão do aumento da carga de exigência do profissional de comunicação perante as novas formas de mídia. A necessidade de estar sempre atualizado e presente nas mais diversas plataformas midiáticas cria um ambiente ainda mais competitivo.

*Diego é Graduando em Comunicação Social: Jornalismo na Unisinos