Algumas detentas da Cadeia Pública Feminina de Votorantim se dividem na produção do TV Cela, um programa estilo talk show e documentário. A atração é veiculada pela TV Votorantim, canal local, e por outros 48 canais comunitários do estado. O programa também pode ser assistido em todo o Brasil, via parabólica ou internet.
O projeto tem apoio do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), que empresta três câmeras. O programa é apresentado por Iara Fernanda de Mello, 25, que conta com uma operadora de câmera e produtoras, que se revezam nas edições, para que todas as detentas possam participar. A atração tem duração de 30 minutos e é gravada dentro de uma cela. Entre um bloco e outro, são exibidas cenas do cotidiano das presas.
Desde 2009, quando o programa foi lançado, 13 convidados já foram entrevistados. Os temas variam entre direitos humanos, saúde pública e rotina da prisão. O objetivo do projeto é ressocializar as presas e elevar a auto-estima. O programa é coordenado pelo jornalista Werinton Kermes.
O TV Cela repercutiu e as detentas recebem dezenas de cartas com elogios ao trabalho. A apresentadora do programa, por exemplo, pensa na possibilidade de cursar Jornalismo. "Se tiver oportunidade, seria maravilhoso. Eu me identifiquei com a comunicação", disse.
Com informações da Folha de S. Paulo.
Fonte: Comunique-se