Em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Serpro desenvolveu o programa Liane TTS, um sintetizador de voz que faz leitura de telas para portadores de deficiência visual. O software está sendo testado no telecentro do Circo Voador, no Rio.
O analista da Coordenação Estratégica de Tecnologia (Cetec) Carlos Dallalana, que liderou o grupo do Serpro envolvido no projeto, disse que a intenção é disponibilizar o Liane TTS em todos os telecentros do Serpro. Quando os usuários com necessidades especiais entrarem com suas contas pessoais nas máquinas, o sistema de voz terá início. Pode-se também usar o Liane TTS sem instalar o programa, somente com o uso do Life CD, que roda em qualquer sistema operacional.
Para o pesquisador e analista de Sistemas da UFRJ, José Antônio Borges, que coordenou o treinamento da equipe para a construção da Liane TTS, o trabalho em conjunto com o Serpro deve continuar. "A questão da acessibilidade tem duas vertentes: uma político-social e outra que é técnica, muito complexa, que exigem soluções tecnológicas", disse.(Da redação, com assessoria de imprensa)
Fonte: Tele Síntese