O deputado Fabiano Pereira (PT), do Rio Grande do Sul, apresentou um parecer favorável ao Projeto de Lei de autoria do deputado Sandro Boka (PMDB), que determina que todos os poderes do Estado devem exigir diploma na contratação de jornalistas.
Na última quarta-feira (3), foi realizada uma reunião na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com a presença do autor do projeto, deputado Sandro Boka (PMDB), do presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS, José Nunes, do vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Celso Schröder, e da coordenadora regional da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS), Fernanda Nascimento.
Em seu parecer, Pereira ressaltou o mérito constitucional do Projeto 236/2009. Já o deputado Sandro Boka destacou que a aprovação desse projeto faz justiça aos jornalistas que conquistaram o seu diploma após anos de estudo e preparo.
Para José Nunes, presidente do Sindicato dos Jornalistas do estado, essa iniciativa é importante também como forma de pressão para a reversão da medida do Supremo, e também de valorização dos jornalistas profissionais. Nunes informou que, caso aprovado o PL, o Rio Grande do Sul se tornará o terceiro estado a exigir o diploma de jornalista em órgãos públicos.
O vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Celso Schröder, destacou a importância do papel do Legislativo nesse processo que, com essa lei, de forma simbólica mas também política, sinaliza que aqui no Estado o diploma de jornalista é exigido e respeitado.
Fonte: Portal Imprensa