A Câmara dos Deputados se prepara para lançar a revista Plenarium. A publicação trimestral será direcionada ao meio acadêmico e à classe “intelectual do país”, distribuída em bibliotecas, assembleias, entidades de classe e aos próprios parlamentares.
Os artigos da revista devem ser escritos por deputados, professores e autoridades. Um dos primeiros colaboradores será Antonio Palocci (PT-SP), que escreverá sobre o trabalho da Casa diante da crise econômica mundial.
A Plenarium já havia circulado em 2008, com o tema “o desafio do clima”. Apesar disso, a revista, que foi idealizada pelo então presidente da Casa, deputado João Paulo Cunha (PT-SP) em 2004, não estava prevista no regimento interno da Casa, o que prejudicou a publicação.
"Sem um ato da Mesa ela não existe, por isso há dúvidas de como pagar a sua impressão e quem são os responsáveis", conta Odair Cunha (PT-MG), terceiro-secretário da Mesa.
O objetivo da Casa é “legalizar” a revista, para que ela se torne periódica. Após fazer o levantamento dos custos e definir a administração, a revista deverá ser aprovada e formalizada na próxima reunião da cúpula da Câmara.
De acordo com o diretor da Secretaria de Comunicação da Câmara, Sergio Chacon, a Plenarium poderá usar a estrutura da Casa e cada impressão deve custar cerca de R$ 60 mil.
Os gastos da Câmara com sua comunicação (jornal, TV, rádio, agência e outros) somou R$ 32,9 milhões em 2009, menos que os R$ 42,6 milhões no ano anterior.
Fonte: Comunique-se