quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Executivos do Google são condenados por violação de privacidade

Três executivos do Google foram condenados pela Justiça italiana por violação de privacidade. O processo foi movido por uma organização de apoio a pessoas com síndrome de down e pelo pai de um garoto autista. O motivo da condenação foi um vídeo em que o menino aparecia sendo humilhado por colegas. A gravação foi divulgada pelo Google Vídeos em 2006.

A empresa pretende recorrer da decisão e considerou a condenação um ataque "assombroso" à liberdade de expressão na internet. O governo defendeu o Google e disse em um comunicado da Embaixada dos EUA em Roma, que "internet livre é um direito humano inalienável".

Na ação, o pai do garoto e a organização Vivi Down, citada no vídeo, processava o Google por difamação e violação de privacidade. Quatro funcionários da empresa foram absolvidos da primeira acusação, mas três foram condenados pela segunda. A pena estipulada é de seis anos de prisão.

Em sua defesa, o Google alega que retirou o vídeo do ar assim que foi notificado sobre o conteúdo, e colaborou com as autoridades italianas na identificação dos agressores.

"Se empregados como eu podem ser responsabilizados criminalmente por qualquer vídeo em uma plataforma de hospedagem, mesmo sem nenhuma relação pessoal com seu conteúdo, então nossa imputabilidade é infinita", declarou Peter Fleischer, um dos executivos condenados, chefe do conselho de privacidade do Google. "A decisão levanta questões mais amplas como a continuidade de muitas plataformas de internet que são os alicerces essenciais da liberdade de expressão na era digital."

Fonte: Comunique-se