A mestranda Maíra Bittencourt qualificou nesta sexta-feira (11) sua pesquisa “A TV na web: uma análise sob a perspectiva da Economia Política da Comunicação nos sites de transmissão de TV digital”. A argüição contou com a participação dos professores doutores Jacqueline Dourado (UFP) e Bruno Lima Rocha (Unisinos), além da presença de seu orientador, Prof. Dr. Valério Brittos.
Vinculado aos estudos de Economia Política da Comunicação, o trabalho discutiu a relação entre audiovisual e internet, considerando a web como um espaço de televisão digital. Desta maneira, a mestranda entende que a internet reúne um conjunto de condições que a distingue, tornando-se, assim, um lócus alternativo para a conformação televisiva, a ser avançada a partir de políticas públicas para sua universalização, medidas na área de educação, soluções tecnológicas e estratégias operacionais de organizações midiáticas (de diversas matizes).
Professores Bruno Lima Rocha, Valério Brittos e Jacqueline Dourado com a mestranda Maíra Bittencourt
Colegas de mestrado prestigiaram a exposição
Durante a exposição, Bittencourt apontou que uma das principais características da internet é a instantaneidade da informação, uma vez que, através do televisual online, os conteúdos podem ser acessados com qualidade e formato digital. “Conhecer estes modelos, novos padrões tecno-estéticos e seu funcionamento é ponto chave para o sucesso na difusão desse meio, quanto à aplicação de formas diversificadas e inovadoras de produção e consumo de conteúdos, gestão comunicacional e captação de recursos financeiros para sua manutenção”, analisa.* Mestrando em Comunicação pela Unisinos e membro do Grupo Cepos