O sociólogo Erik Neveu, diretor do Institut d’Etudes Politiques de Rennes, na França, discutiu o tema “Informação sem jornalistas: ameaça real ou história de terror?”, durante 7º Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), nesta quinta-feira (26/11), na USP. Na palestra, o especialista apontou algumas sugestões para manter a profissão de jornalista viva.
Segundo Neveu, atualmente existe uma tendência das notícias virem diretamente da fonte, sem intermediários, como os profissionais de imprensa. “Será que a profissão de jornalista vai se extinguir?” questiona.
Para ele, a perda de espaço dos jornalistas se deve a três fatores: profissionalização das fontes, monopólio de mídia e desenvolvimento da internet. “Hoje muitas informações são produzidas pelas fontes (...). E um dado importante é que um em cada quatro jornalistas franceses são freelancers, mas eles não escolheram isso”, destaca.
Neveu acredita que os conglomerados de mídia reduziram as margens de autonomia dos jornalistas, o que fez os próprios profissionais se “desencantarem” com o mercado de trabalho. Outros fatores importantes são a desvalorização da profissão, com o pagamento de baixos salários e falta de trabalho em campo, agora mais restrito às redações.
Cooperativas, incentivos fiscais e colaboraçãoComo resposta às imposições do monopólio de mídia, o especialista sugere a criação de cooperativas de jornalistas, para garantir a autonomia.
Para conter a queda do interesse pela profissão e para que o jornalismo se mantenha viável, Neveu apresentou outros possíveis caminhos. Um deles é que o Estado promova alguns incentivos para a imprensa. “O governo poderia conceder vantagens fiscais para alguns e estabelecer regimes fiscais aos veículos que só 'roubam' informação dos outros, ao invés de produzi-las”, declara.
Segundo o especialista, recorrer ao Estado não seria um problema. “Tem um caminho para contar com o Estado sem ser partidário. As instituições públicas na França, como as faculdades, são críticas. Lá as rádios públicas são muito mais críticas ao governo do que as privadas”, explica.
Outro ponto levantado por ele foi a colaboração dos internautas e a aproximação com os leitores. “A energia dos internautas pode ajudar os jornais. (...) Se as mídias falassem com menos desprezo às classes populares, teriam mais leitores” conclui.
Fonte: Comunique-se