quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Polêmica do diploma para jornalista empaca em comissão do Senado

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) adiou novamente a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa restituir a necessidade do diploma no Jornalismo. Segundo apurou o Portal Imprensa, a decisão foi motivada pela ausência do autor da matéria, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).

A sessão da CCJ teve início por volta das 11 horas, em Brasília (DF). De acordo com a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Deborah Lima, a decisão de adiar a votação foi do presidente da Comissão, Demóstenes Torres (DEM-GO). O tema era o 28º item na ordem da lista de discussão da Casa.

No início da sessão, segundo Guto Camargo, presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, chegou-se a cogitar o pedido de inversão de pauta, para que o tema entrasse em votação nesta quarta. Com o adiamento, restam apenas duas datas para que a matéria possa ser votada ainda em 2009, antes do recesso parlamentar do fim de ano.

Participaram da sessão, representantes de sindicatos dos jornalistas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amazonas, além do presidente da Fenaj, Sérgio Murillo.

A PEC do diploma tem como relator o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). Pesquisa previa realizada pela Fenaj aponta que 27 parlamentares que integram a CCJ estariam a favor da exigência da graduação em Jornalismo. A proposta contaria também com dois votos contrários e 17 ainda sem definição.

Fonte: Portal Vermelho