sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Quarto dia: “Aliar a educação com as novas tecnologias de comunicação é o grande desafio”

Texto de Diego Costa e foto de Mariana Souza*

Com o foco nas mudanças trazidas pela digitalização, o Grupo Cepos trouxe para o Curso Mídia, Democracia e Políticas Públicas novidades sobre a educação midiática. Para tanto, a mesa Digitalização contou com a presença do mestrando Dênis Simões e das Mestras Paola Madeira e Nádia Schneider.

Simões abriu o debate apresentando seus estudos acerca da implantação da TV Digital no Brasil. Logo após, Madeira ressaltou a importância de inserir conteúdo de educação crítica para a mídia dentro das escolas e no cotidiano dos movimentos sociais. Por fim, Schneider aprofundou a perspectiva ao descrever a relação direta da educação com as novas tecnologias.

A necessidade de a educação acompanhar o desenvolvimento tecnológico da comunicação chamou atenção nas intervenções do público. Ficou claro que se os processos pedagógicos não estiverem alinhados às mudanças da mídia, haverá prejuízos ao ensino de jovens e adultos. De acordo com o pensamento dos três palestrantes, as escolas precisam despertar o senso crítico desde a base, com o Estado dando apoio à ação através de políticas públicas que fomentem a prática.

A noite de hoje será a última do curso promovido pelo Grupo Cepos e pela Ford Foudation. O tema da mesa será Padrão tecno-estético alternativo. O Professor Bruno Lima Rocha e as mestrandas Maíra Bittencourt e Ana Maria de Oliveira Rosa estarão na mesa, que começará logo mais, às 19h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Rio Grande do Sul.


Madeira, Schneider e Simões falam sobre leitura crítica da comunicação
* Ambos alunos de Comunicação Social - Jornalismo da Unisinos e membros do grupo CEPOS.