terça-feira, 6 de outubro de 2009

Hugo Chavez participa de evento sobre padrão nipo-brasileiro

Depois de adotado pelo Peru, Argentina e Chile, o padrão nipo-brasileiro de TV digital será foco de discussão em Caracas.

No próximo dia 06 de outubro, terça-feira, a Venezuela vai receber representantes do Brasil para uma demonstração do padrão de TV Digital nipo-brasileiro, durante o seminário “A Televisão Digital, uma realidade na Venezuela”.

O evento será aberto pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Indústria, Jesse Chacón, e finalizado pelo presidente Hugo Chávez, e tem como objetivo apresentar à população da Venezuela e região os avanços tecnológicos do país, especialmente no que diz respeito à televisão digital terrestre, suas aplicações e benefícios sociais. Serão também discutidos os aspectos regulatórios da TV digital, entre outras questões ligadas às tecnologias de informação e comunicação.

Na ocasião, será apresentado o sistema ISDB-T conforme originalmente desenvolvido no Japão e as melhorias a ele integradas no Brasil. Tais melhorias o tornam o mais avançado do mundo, proporcionando gratuitamente à população benefícios que, de outra forma, só podem ser obtidos através do pagamento de assinaturas.

Serão descritos esses benefícios: qualidade perfeita de imagens e sons, mobilidade, portabilidade e uma interatividade flexível e livre de royalties, que favorece o desenvolvimento de uma enorme gama de aplicativos, sejam eles comerciais, lúdicos, informativos, ou para ampliação da cidadania e inclusão social. O Fórum SBTVD ficará responsável pela demonstração do sistema, utilizando equipamentos no estado da arte da tecnologia.

Será mais uma etapa na direção da internacionalização do ISDB-T, após sua adoção pelo Peru, Argentina e Chile e a recente Declaração de Lima, que formaliza a intenção desses países, do Japão e do Brasil na implantação e promoção internacional do sistema.

Fonte: Comunique-se