sábado, 12 de setembro de 2009

Professor da University of Phoenix visita Unisinos e fala sobre convergência

Por Liz LuzAssociar dados de audiência a hábitos de vida. Esse é o objetivo audacioso do atual projeto do jornalista Luiz Guilherme Duarte, doutor em comunicação pela Universidade de Michigan e autor do livro É Pagar para Ver: a TV por assinatura em foco. Ele esteve na Unisinos para dar uma palestra aos alunos da graduação e lecionar um curso sobre segmentação na televisão para os de pós-graduação, a convite do professor Valério Brittos, coordenador do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (Cepos).

Atualmente, o jornalista brasileiro que passa metade do tempo nos Estados Unidos desenvolve esse novo formato de medir a audiência para a Direct TV e a Sky, com o propósito de relacionar as preferências televisivas aos hábitos de vida. “Saberemos, por exemplo, o que uma pessoa que toma cerveja costuma assistir”, explica. A ideia é, inicialmente, embutir no próprio codificador dos assinantes um sistema capaz de auferir a audiência. “Depois, num segundo momento, vamos oferecer algum tipo de brinde para os assinantes responderem um questionário com seus hábitos”, complementa.

Antes disso, ele trabalhou numa iniciativa similar, porém para a norte-americana TiVo, decodificador de TV por assinatura que permite gravação automática de programas em formato digital, ainda não disponível no Brasil. “Percebemos que as pessoas tendem a deixar para ver os programas que gostam em horários alternativos ao da transmissão original”, diz. “Quando assistem à gravação, tendem a evitar os anúncios”, acrescenta.

Esse comportamento, além de fazer os anunciantes procurarem formas alternativas de ganharem visibilidade na TV, está levando a uma segmentação cada vez maior da audiência. “Ainda temos os campeões de audiência, como os campeonatos esportivos, mas cada vez é mais difícil encontrar alguém no dia seguinte que tenha assistido ao mesmo programa na noite anterior”, esclarece. “Estamos saindo do mercado de massa e indo para o personalizado”, finaliza.
Como jornalista, Duarte foi repórter da revista Superinteressante, do jornal Folha de S. Paulo e da TV Bandeirantes. No ramo administrativo, entre outras funções, foi diretor de marketing da Sony TV e gerente de operações da DirecTV. Atualmente, é professor de extensões na Universidade de Phoenix, nos Estados Unidos.

Assista um trecho da exposição de Luiz Guilherme Duarte no CEPOSTV.

Fonte: JU On Line.