terça-feira, 29 de setembro de 2009

Banda larga é a saída para a comunicação

MinC promove encontro dos Pontos de Cultura e Mídia para retirar as propostas do Nordeste, que serão levadas para as conferências nacionais de comunicação e de cultura

Cerca de 200 pessoas de todo o País (entre gestores de Pontos de Cultura, de Pontos de Mídia Livre e convidados que trabalham com a diversidade informativa) estiveram reunidas no município de Chã Grande para participar da 1ª Conferência Livre de Comunicação para a Cultura, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), que terminou no último domingo. Os grupos elaboraram as propostas que serão encaminhadas para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação e para a 2ª Conferência Nacional de Cultura – programadas para acontecer em dezembro deste ano e em março de 2010, respectivamente.

O encontro resultou em sete propostas gerais, mas a Representação Regional do MinC não tinha o documento para apresentar à reportagem até o fechamento desta edição. “Isso está em Brasília, a gente não estava com um pendrive para salvar o arquivo (ontem, em Chã Grande). O ponto comum de todos os debates foi a democratização da banda larga”, afirmou a representante da Regional Nordeste do MinC, Tarciana Portela.

Sobre a Conferência, o secretário de Cidadania Cultural do MinC, Célio Turino, afirmou: “Não há como pensar a cultura sem comunicação ou vice-versa. No processo de construção da rede dos Pontos de Cultura, houve um encontro de Mídias Livres, ano passado, em que eles solicitaram a realização de um evento semelhante com grupos que trabalham com diversos tipos de comunicação e a gente acolheu. Havia uma plena convergência entre a solicitação deles e o que a gente estava fazendo”.
O secretário explicou que a escolha de Pernambuco para sediar a primeira edição do evento está ligada ao Prêmio dos Pontos de Mídia Livre. “A qualidade dos projetos do Nordeste, e especialmente de Pernambuco, foi excepcional. Pernambuco é o terceiro Estado em número de projetos aprovados no prêmio. Só perdeu pra São Paulo e Rio de Janeiro, que têm uma população maior”, explica.

Tarciana Portela completa a avaliação: “Terminou sendo um dos primeiros grandes encontros dos Pontos de Cultura e de Mídia. Do ponto de vista específico e imediato, ficou o chamamento para que eles se articulem para participar das conferências estaduais de comunicação e cultura”.

O secretário Célio Turino lembrou outros pontos: “o próximo passo é consolidar uma rede de comunicação livre e independente, para que os próprios agentes que produzem cultura possam se expressar de forma direta. Fortalecendo a rede de rádios e TVs comunitárias, revistas independentes, publicações e a internet”.

A I Conferência Livre de Comunicação para a Cultura foi realizada pelo MinC e pela Universidade Federal de Pernambuco, com apoio do Iphan e da Fundarpe. A programação contou com o lançamento do edital de Periódicos de Conteúdo Mais Cultura (MinC) e do Edital Complementar de Pontos de Cultura de Pernambuco (Fundarpe).

Fonte: Jornal do Comércio (PE)