terça-feira, 22 de setembro de 2009

Audiência sobre diploma hoje

Começa daqui a pouco audiência sobre o diploma

Às 09:30

Objetivo é repudiar decisão do STF que considerou inconstitucional a exigência do documento para exercer a profissão

A Assembleia Legislativa e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul promovem daqui a pouco, às 10h, a audiência pública sobre a exigência do diploma de Jornalista para o exercício da profissão. A audiência, marcada para o auditório da Famecos, integra uma série de atividades organizadas pelo sindicato e tem como objetivo repudiar a decisão STF que, no dia 17 de junho de 2009, considerou inconstitucional a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.

Para Cristiane Finger, coordenadora do curso de Jornalismo da PUC, o fato de a audiência ser realizada na universidade ajuda no sentido de aproximar as questões políticas das questões acadêmicas. “Esta audiência é importante porque possibilita aos estudantes um contato com os parlamentares e, dos mesmos, em relação à realidade dos estudantes”, disse a professora.

A atividade tem o apoio de parlamentares, entidades sociais, jornalistas, estudantes e professores de comunicação. Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas, José Maria Nunes, a categoria está mobilizada e espera reverter, ainda este ano, a decisão que aboliu a obrigatoriedade do diploma e criou uma imensa instabilidade política. “Jornalistas de norte a sul do Brasil estão unidos, engajados e, principalmente, organizados”, advertiu. Nunes salientou que a luta dos jornalistas é de toda sociedade brasileira em favor de uma imprensa séria, de qualidade, ética e dotada de credibilidade.

Outra manifestação que deve mobilizar centenas de jornalistas e estudantes será o ato em Defesa do Diploma, realizado na Esquina Democrática, nesta quarta-feira, 23, a partir do meio-dia.

Fonte: Coletiva.net