terça-feira, 11 de agosto de 2009

Brasil apresenta proposta final para TV digital na Venezuela e no Chile

Lúcia Berbert


Uma comitiva brasileira visita a Venezuela e o Chile, entre 17 e 21 deste mês, para finalizar as propostas aos governos daqueles países para implantação do padrão de TV digital nipo-brasileiro. A expectativa é de que os países anunciem a decisão pelo padrão do ISDB-T ainda este mês ou no início do próximo. Ontem, em seu programa de rádio, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou que seu governo está na fase final das negociações com o Brasil e o Japão para a aquisição do sistema de televisão digital.

Na próxima visita aos governos venezuelano e chileno, a comitiva brasileira, formada por integrantes do governo, da indústria e da academia, reafirmará as propostas de transferência da tecnologia, capacitação de pessoal, apoio à implantação e financiamento para compra de transmissores por meio de linha específica do BNDES.

“Há ainda a possibilidade de instalações de indústrias nesses países para produção do conversor (sep top box) e transmissores”, disse o assessor especial da Casa Civil, André Barbosa. Ele adiantou que também se estuda o apoio à implantação de estúdios de TV e de apoio aos empresários do rádio no Chile. Em setembro, disse, uma comitiva brasileira levará a proposta do padrão digital a países africanos.

Barbosa, que participou hoje da reunião mensal do Fórum Nacional da TV Digital, em São Paulo, disse que a entidade, que reúne empresários, industriais, governo e academia, já estuda a sua transformação para Fórum Internacional, de forma a incluir os novos países que aderirem ao sistema. “O Peru já anunciou a sua adesão e temos possibilidade concreta de ter novas aquisições em breve”, disse. O fórum internacional servirá para harmonizar as demandas de cada país, explicou.



Fonte: FNDC