quarta-feira, 15 de julho de 2009

Quase metade dos consumidores quer convergência

Por Marin Perez

Compradores de dispositivos móveis, nos Estados Unidos, querem aparelho que unifique e-mail, comunicação e entretenimento . Quase metade dos norte-americanos quer apenas um dispositivo móvel para acessar todos os serviços apontou pesquisa conduzida pela Data Development Worldwide.

O estudo revelou que 40% dos consumidores nos Estados Unidos que planejam comprar um device nos próximos três meses querem um aparelho que possa ser flexível e que possua uma variedade de serviços. Smartphones e laptops ultra leves lideram a lista. Esses aparelhos foram seguidos por notebooks tradicionais, GPS e netbooks, nesta ordem.

Esse tipo de desejo cria um novo caminho para companhias como fabricantes de smartphones, mas isso também significa que elas estarão competindo com outras não tradicionais nos negócios. A Nokia, por exemplo, compete diretamente com empresas como Apple, Samsung e Motorola, mas se decidir entrar no jogo dos laptops, como já foi especulado, brigaria com Acer, Dell, HP, entre outras.

O estudo revelou que os consumidores estão interessados em dispositivos móveis convergentes, mas esses usuários querem aparelhos com capacidades para ter boa implementação e a melhor experiência. O iPhone 3GS é um bom exemplo de device convergente que tem sido popular entre os consumidores. O smartphone touch screen pode tomar lugar de um celular, dispositivo móvel de e-mail, tocador de música pessoal, assistente digital, navegador GPS e video recorder.

"E não é porque a tecnologia possibilita essas capacidades que os consumidores irão pagar mais", comentou Chip Lister, diretor da Data Development Worldwide. "O device deve ser entregue com preço justo para ganhar este mercado."

Fonte: IT Web