Hélio Costa, ministro das Comunicações, afirmou nesta quinta-feira (18) que o Congresso Nacional deveria criar um projeto de lei exigindo a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. Na última quarta-feira (17), o Supremo Tribunal Federal decidiu, por oito votos a um, pela revogação da exigência do diploma para jornalistas.
Para ele, a Câmara dos Deputados ou o Senado Federal podem oficializar a necessidade da formação de jornalista com criação de um projeto de lei. Apesar de nunca ter tido diploma de jornalista, o ministro exerceu a profissão: foi repórter dos jornais Estado de Minas e Diário da Tarde, em Minas Gerais, e implantou a sucursal internacional da Rede Globo nos Estados Unidos, entre outros.
"Quando há dúvidas, essas dúvidas vão parar no Supremo Tribunal. E o Supremo decide, evidentemente, em cima do histórico jurídico da matéria que é apresentada", analisou o ministro. Segundo o Valor Online, Costa afirmou que "vale a pena o Congresso discutir essa questão e encontrar um caminho para oficializar a importância do diploma da profissão de Jornalismo".
Fonte: Portal Imprensa