sexta-feira, 19 de junho de 2009

ULEPICC e ENECULT: uma aproximação relevante

* Por Valério Cruz Brittos

A relação e aproximação dos pesquisadores integrantes da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) com o Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT) têm seguido uma trajetória que nasce da própria conexão de intelectuais situados no campo crítico. De um lado, a cultura em suas diversas manifestações, em particular no seu uso pelo e no capitalismo, preocupa diretamente os estudiosos da ULEPICC, voltados também para o estudo do papel do Estado e da sociedade nesses processos. De outro, o ENECULT tem tratado, dentre outras temáticas, de políticas culturais, mídia e o papel da produção simbólica na contemporaneidade.

O ENCULT constitui uma importante ação do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), um órgão complementar da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que reúne pesquisadores, professores e estudantes da área da cultura. Dentre os múltiplos objetivos do CULT, constam “lutar por políticas democráticas no âmbito da cultura” e “acompanhar criticamente os itinerários da cultura [...] no mundo contemporâneos”. Tais metas coadunam-se com as expectativas dos pesquisadores da ULEPICC, no seu Capítulo Brasil, de outras seções e da Federação no seu conjunto, alinhados com a perspectiva de políticas culturais democráticas e a crítica da cultura no capitalismo contemporâneo.

Já a ULEPICC-BR tem entre seus objetivos, conforme seu Estatuto, “contribuir para a reflexão plural sobre os problemas emergentes da comunicação, da informação e da cultura”. Ainda que as participações dos intelectuais de Economia Política da Comunicação (EPC) no ENECULT não tenham tido uma articulação de representação, no sentido estrito do termo, mas uma conotação de pesquisadores da área cultural, acima de tudo, com a presença no evento certamente inseriram-se num processo de reflexão plural acerca dos fenômenos culturais e comunicacionais. Tem sido uma preocupação da EPC dialogar cientificamente com as diversas abordagens do campo crítico que buscam compreender o fenômeno social.

Nesta quinta edição do ENECULT, estiveram presentes no evento, mais uma vez realizado em Salvador, sede do CULT, os seguintes professores doutores ligados à ULEPICC: Luis Albornoz (UC3M), César Bolaño (UFS), Francisco Sierra Caballero (US), Anita Simis (UNESP), que é integrante do CULT e uma das editoras-adjuntas de seu periódico científico “Políticas Culturais em Revista”, e Micael Herschmann (UFRJ), além deste pesquisador, da UNISINOS. Ao lado de participarem das discussões de pesquisas, no âmbito dos objetivos do evento, puderam reunir-se com o presidente da Comissão Científica do ENECULT, Prof. Dr. Antonio Albino Canelas Rubim (UFBA), para tratar de projetos acadêmicos.

Os membros da ULEPICC aproveitaram para reunir-se entre si, discutindo especialmente o VII Congresso da entidade, que acontece de 7 a 9 de outubro deste ano, em Madri, tendo justamente o tema “Políticas de cultura y comunicación: creatividad, diversidad y bienestar en la Sociedad de la Información”, matéria também abordada, de modo próprio, no ENECULT. Assim, diante desses debates, reuniões e reflexões, fica renovado o desafio de abordar o “problema” da cultura em geral e da comunicação em especial nos marcos do capitalismo reconfigurado de forma que dê conta de sua complexidade, metas que conectam pesquisadores da ULEPICC e do CULT, abrindo novas frentes de investigação.

* Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenador do Grupo de Pesquisa CEPOS (apoiado pela Ford Foundation), doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e vice-presidente da Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEPICC-Federación). E-mail: val.bri@terra.com.br.

Fonte: ULEPICC Brasil.