segunda-feira, 29 de junho de 2009

Cuba confirma interesse na TV Digital do Brasil

Hélio Costa recebe vice-ministro cubano para tratar de TV Digital. Foto: Fabrício Fernandes/Ministério das Comunicações Brasília – O ministro das Comunicações, Hélio Costa, reforçou hoje a idéia de se construir um padrão de televisão voltado para países da América Latina. Ele se reuniu com o vice-ministro de Informática e Comunicações de Cuba, Alberto Rodriguez Arufe, na tarde de hoje, 24 de junho, no Ministério das Comunicações, em Brasília. “Vamos chegar a uma proposta de um sistema regional latino-americano”, disse Hélio Costa. O vice-ministro cubano se disse favorável ao desenvolvimento de um padrão latino-americano para a região.
Costa explicou que o Brasil está obtendo muitos avanços nas discussões do padrão nipo-brasileiro com países do Cone-Sul, notadamente. “Vai ser muito importante porque teremos uma mesma linguagem para o entendimento dos povos latino-americanos”, disse o ministro das Comunicações do Brasil.
Para o vice-ministro Alberto Arufe, essa interação facilitará o intercâmbio dos meios de comunicação. “Penso que seria conveniente para a América Latina, para o processo de integração, e desenvolvimento da defesa da integridade cultural de nossa região que os países pudessem ter um sistema comum de televisão digital”, comentou.
Hélio Costa disse que, no Brasil, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o sistema de televisão digital é aberto e gratuito. O ministro brasileiro considera esta a grande vantagem do ISDB-T (Integrated Systems Digital Broadcasting Terrestrial), ressaltando ainda o fato de a transmissão ser gratuita para celulares e haver uma preocupação com a inclusão social. “Por essas razões é que o Brasil teve tanto sucesso na proposta feita à América Latina”, disse.
O vice-ministro cubano ressaltou que a interatividade da televisão digital brasileira é uma característica importante. “É uma qualidade do sistema brasileiro que nós observamos com muito interesse”, disse Arufe.
Ele confirmou que Cuba testa pelo menos três sistemas de televisão digital e que, embora, não tenha prazo fixo para que seja tomada uma decisão, espera anunciar o padrão até o final deste ano. Arufe trouxe carta do ministro de Informática e Comunicações de Cuba, Ramiro Valdez, convidando Hélio Costa a visitar Cuba para intensificar a colaboração entre os dois países no setor de telecomunicações.

Fonte: Ministério das Comunicações