A interatividade é uma das grandes mudanças anunciadas pela TV digital. Porém, ainda não contamos com esse recurso. “Teremos programação interativa na TV digital aberta?”, reportagem exclusiva de Patrícia Maurício, professora da PUC-RJ, questiona se haverá mesmo interatividade na TV aberta em um país onde a internet já faz esse papel.
“Haverá interatividade na programação ou ficaremos apenas com os benefícios de som e imagem de alta qualidade? O que diz e o que está de fato fazendo quem produz conteúdo para televisão no Brasil? Quais são os seus planos para a interatividade?”. Patrícia responde a essas perguntas, mostrando a posição de grandes emissoras perante a interatividade e o que o Governo está fazendo para alavancar esse projeto.
A professora ainda aborda a questão da concorrência da televisão com a própria internet, que vem ganhando a preferência de quem antes adotava a TV como meio principal de entretenimento e informação. A reportagem mostra a visão de profissionais da comunicação, que em grande parte se mostram céticos quanto à interatividade.
“Teremos programação interativa na TV digital aberta?”, dividida em 5 partes, será publicada aqui no Observatório da Digitalização, Democracia e Diversidade a partir desta quinta, 23 de abril de 2009.