quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Sem Cris Morena, Telefé perde audiência com novela brasileira

* por Andres Kalikoske Nem mesmo a veiculação através do canal líder Telefé tem sido suficiente para elevar os índices de audiência de Dance, Dance, Dance. Produzida pela Band em 2008, a novela, que não foi bem no Brasil, repete seu desempenho na Argentina, configurando-se em um produto comercialmente inviável para a rede.

Sua estréia atingiu 10 pontos, mas nos capítulos seguintes o índice não se manteve: atualmente marca 4, alocando a Telefé ao terceiro lugar no horário da tarde. A produção exibida anteriormente, Casi Ángeles, não chegou a ser um sucesso, mas obtinha respeitáveis 15 pontos. Produzida por Cris Morena (idealizadora de Chiquititas, Rebelde Way e Floricienta), Casi Ángeles encontra-se de férias, e há mistério sobre a estréia de uma nova temporada. Morena retorna aos trabalhos em fevereiro, mês em que deve iniciar a produção de sua nova empreitada infanto-juvenil, ainda sem título definido.

Como ocorre no Brasil, especialmente no SBT, a emissora argentina costuma retirar do ar seus produtos sem aviso prévio, normalmente os que apresentam baixa audiência. Celebridade, da Globo, é um exemplo recente. Em sua terceira semana de exibição, constatou-se que a trama de Gilberto Braga não cativou o telespectador portenho, tendo sua exibição cancelada.

O desempenho de Dance, Dance, Dance vem prejudicando também outros produtos da Telefé, uma vez que suas demais atrações vespertinas, com a novela de Morena, conquistavam até 11 pontos de audiência. O maior prejudicado tem sido o seriado norte-americano Os Simpsons, que é exibido na seqüência. Quando Casi Ángeles era exibida, a saga da família norte-americana registrava até 10 pontos. Na última terça-feira (13), obteve apenas 6.

No momento, executivos da emissora estudam a possibilidade de exibir Dance, Dance, Dance no horário matutino. O principal empecilho são os anunciantes, que devem ter suas cotas recalculadas com a mudança de horário.

* Mestrando em Ciências da Comunicação na UNISINOS. E-mail: kalikoske@hotmail.com.