Cerca de 50 pessoas compareceram na manhã desta sexta-feira, 5, ao Mini Auditório do Centro 3 para o III Seminário de Pesquisa Cepos: Economia Política da Comunicação como Meio de Análise Midiática. As discussões continuam durante a tarde.
A abertura do evento, às 8h30, contou a presença de autoridades acadêmicas que destacaram a importância da pesquisa como ferramenta de aprendizado. O Prof. Dr. Valério Brittos, professor da Unisinos e coordenador do Cepos; Edelberto Bhes, coordenador do curso de Jornalismo; Christa Berger, coordenadora de pesquisa do PPGCom e o Prof. Dr. e pró-reitor da universidade, Pedro Gilberto Gomes, compuseram a mesa que deu início às atividades do Seminário.
Na parte da manhã, a programação teve duas mesas de debates, que apresentaram painelistas da própria universidade e convidados. A primeira mesa, com início às 9h, teve como tema
“Digitalização e Desenvolvimento”. Os expositores foram Valério Brittos, da Unisinos; o Prof. Dr. César Bolaño, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e a Profa. Dra. Anita Simis, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A mediação ficou por conta do Prof. Pedro Gilberto Gomes.
Digitalização e Desenvolvimento
A primeira mesa contou com exposições dos professores acerca da problemática da digitalização das comunicações. A maneira como ela pode impactar os padrões comunicacionais existentes foi apresentada por Brittos, que trouxe para debate o que chamou de “padrão técnico-estético digital alternativo”, que seria uma nova maneira de produzir audiovisual, fugindo dos padrões hegemônicos existentes e apostando na interação oferecida pela era digital.
Inovação e movimentos
A segunda mesa, composta pelo Prof. Mestre João Miguel (UEM), pela Mestranda Caroline da Silva (UNISINOS); pelos acadêmicos Diego Goulart (UNISINOS), Andrei Andrade (UNISINOS), Taize Odelli (UNISINOS) e com mediação da Profa. Dra. Luiza Carravetta (UNISINOS), tratou das inovações da comunicação, abordando temas como a fuga dos padrões estéticos realizada pelo CineEsquemaNovo, festival de cinema de Porto Alegre. A STV, emissora moçambicana, também foi abordada, quando João Miguel mostrou como ela se coloca como “mediadora das demandas sociais”, assumindo o papel de um Estado fragilizado. O espaço das produções locais dentro das grandes mídias foi a terceira pesquisa apresentada.
Balanço Parcial
Para o Prof. Valério Brittos, o aproveitamento da parte da manhã foi excelente, e demonstra o desenvolvimento que o Seminário teve desde a sua primeira edição. “O público está diversificado, as apresentações foram ótimas, assim como as contribuições do coletivo. E é exatamente isso que o Cepos busca, a integração e a construção coletiva de idéias”. Brittos destacou o apoio da Unisinos, que como brincou o pró-reitor, Pedro Gilberto Gomes, “não foi dado só pelos lindos olhos do Valério”. Gomes lembrou a importância que a pesquisa tem para a Unisinos, e o compromisso da universidade com a qualidade acadêmica.
Por Maria Maurente, estágiária de Jornalismo do Portal 3
Fonte: Portal 3