sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Só 1,6% dos usuários adota TV digital

Fórum da TV Digital prevê que Brasil feche ano com 645 mil espectadores de TV digital num universo de 40 milhões de pessoas atendidas.

De acordo com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), as emissoras abertas devem fechar 2008 atendendo 40 milhões de usuários. O cálculo leva em conta a estréia do sinal digital nas cidades de Florianópolis, Salvador e Campinas, que deve ocorrer até dezembro.

Além destes municípios, já contam com cobertura as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba e, mais recentemente, Porto Alegre.

Apesar de chegar a 40 milhões de brasileiros, a expectativa do Fórum é que o ano termine com 645 mil espectadores atendidos, o que significa que só 1,61% dos usuários terá optado pelo sinal digital este ano.

O SBTV considera o número adequado, já que na avaliação do Fórum a adoção da TV digital leva tempo em todos os locais onde é implantada. Em nota, o presidente do SBTVD, Roberto Franco, afirma que “nenhum país conseguiu os resultados obtidos pelo Brasil em tão pouco tempo”. Franco lembra que as emissoras estão estreando sinal digital à frente do cronograma oficial, definido pelo ministério das Comunicações.

Conversores

O Fórum estima que até o final deste ano 150 mil conversores digitais já tenham sido vendidos no país, o cálculo leva em conta os conversores externos, os embutidos em TVs e os dispositivos móveis capazes de sintonizar TV digital, como celulares, minitvs e pen-drives com tecnologia 1Seg.

A venda de conversores nas cidades onde a TV digital estreou não ocorreu da forma esperada por fabricantes de set-top boxes. Grandes integradores como a Positivo paralisaram sua produção após uma estréia fraca da TV digital. O conversor popular da ProView também não se disseminou no mercado, como esperava o ministério das Comunicações.

Por Felipe Zmogisnki
Fonte: INFO Online