quinta-feira, 6 de novembro de 2008

RBS TV faz a primeira transmissão digital no RS

A RBS TV deu início, na noite desta terça-feira, às transmissões da televisão digital. A emissora é a primeira do Rio Grande do Sul a operar no sistema. O comando foi acionado às 19h42min nos estúdios da RBS TV em Porto Alegre pelo presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, junto a Jayme Sirotsky, presidente do Conselho de Administração da RBS, na presença do ministro das Comunicações, Hélio Costa, da governadora Yeda Crusius, e do vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho.

— A tecnologia digital que o Grupo RBS e a Rede Globo inauguram na noite de hoje, integrando de forma pioneira Porto Alegre e Região Metropolitana, representa um marco na comunicação gaúcha. A qualidade da alta definição, somada à mobilidade e à portabilidade, e futuramente também à interatividade, se traduzirá em inúmeras oportunidades de aperfeiçoamento da nossa relação com o público e do contato do próprio público com o seu veículo de comunicação mais querido, que é a televisão aberta — disse em seu discurso, Nelson Sirotsky, que pegou do bolso uma minitv e mostrou para o público a imagem pioneira da RBS TV digital.

— A RBS, assim como este Estado, é vocacionada para a inovação e o protagonismo — destacou a governadora Yeda.

O transmissor NEC UHF Canal 34, localizado no Morro da Polícia, foi colocado em funcionamento remotamente, desde a central técnica da RBS TV no Morro Santa Tereza. O primeiro programa em alta definição a ser transmitido é a novela A Favorita.

Nesta quarta-feira, o Jornal do Almoço será o primeiro programa gaúcho totalmente produzido e transmitido em alta definição. O telejornal vai ao ar direto do Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre. Começa mais cedo, às 11h30min, e terá uma hora e 20 minutos de duração. Os comunicadores da RBS TV Cristina Ranzolin, Daniela Ungaretti, Lasier Martins, Paulo Sant'Ana e Paulo Brito vão mostrar como a nova tecnologia trará aos telespectadores imagens mais nítidas e com cores mais vivas.

Na tarde de hoje, o ministro das Comunicações assinou a consignação que autoriza a RBS TV Porto Alegre a transmitir no padrão TV digital. O termo também foi assinado pelo presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky. Na mesma solenidade, realizada no Memorial do Rio Grande do Sul, no centro de Porto Alegre, o ministro autorizou a consignação dos canais — a formalidade permite que as emissoras utilizem um canal adicional, em UHF, mantendo a transmissão atual em VHF — para mais cinco TVs de Porto Alegre. A RBS TV vai operar no canal 34 UHF, abrangendo a Capital e municípios da Região Metropolitana. Em Santa Catarina, a chegada do sinal digital será até o fim de novembro.

Fonte: Zero Hora.com