O lançamento oficial do sinal de TV digital em Florianópolis, marcado para esta terça-feira (25), foi adiado por tempo indeterminado em razão das chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina. O ministro Hélio Costa (Comunicações) iria assinar o termo que autoriza a operação.
De acordo com a RBS TV, que vai transmitir o sinal de TV digital, ainda não há um novo prazo para início do sistema, que no início terá cobertura apenas em Florianópolis, até ser chegar a outras regiões do Estado. O "Jornal do Almoço Especial", primeiro programa da emissora a ser transmitido com o sinal, iria ao ar nesta quarta-feira (26), mas foi adiado.
Florianópolis seria a sétima cidade a receber o sistema. Quase um ano após a inauguração da tecnologia no país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre recebem o sinal. A TV digital deve chegar a Salvador em dezembro.
Depois da assinatura do chamado termo de consignação, que permite o início dos testes, a emissora que assina o documento tem seis meses para apresentar ao ministério das comunicações o projeto de instalação do sistema.
As transmissões oficiais devem começar no máximo 18 meses após a aprovação do projeto. De acordo com o ministério das Comunicações, até agora todas as capitais que tiveram seus canais consignados se anteciparam a esses prazos em mais de um ano.
Fonte: Folha Online