segunda-feira, 4 de agosto de 2008

TV digital já cobre 22% do Brasil, mas ainda é traço no ibope, informa Daniel Castro

A cobertura do sinal de TV digital, disponível atualmente nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio e Belo Horizonte, já chega a 22% dos lares com televisor no Brasil, segundo dados da Globo. Mas, dado que as vendas de conversores, necessários para a recepção do sinal digital, ainda estão em baixa, a audiência pelo sistema ainda dá "traço" no ibope.
A informação é do colunista Daniel Castro, na Folha desta sexta-feira (1º), que está nas bancas (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
Dados da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) indicam que, até maio, foram produzidos 28.526 conversores no país. Com os 13 mil importados pela Net, que já oferece pacote de TV paga em alta definição, o número total chega a cerca de 41 mil.
"Se estivessem todos na Grande São Paulo, representariam apenas 0,7 ponto no Ibope --ou seja, traço", afirma o colunista. Cada ponto na Grande São Paulo equivale a 56 mil domicílios.
Em julho, o Ministro das Telecomunicações, Hélio Costa, anunciou que a compra dos conversores poderá ser feita com financiamento pelos Bancos do Brasil e Postal. A medida é mais uma tentativa para alavancar as vendas dos equipamentos.
O primeiro conversor "popular" para TV digital deve chegar às lojas por R$ 299. Fabricado pela taiwanesa Proview, vai oferecer acesso a TV e internet. O modelo intermediário, sem capacidade para navegar na web, terá seu preço sugerido de R$ 249. Já o básico, com apenas saída de vídeo, deve sair por R$ 199.
Entre outras medidas para baixar os preços dos conversores e aumentar seu acesso para a população, o governo cogita isentar o produto da cobrança do PIS/Confins. Com isto, a versão básica do produto poderia chegar à população por volta de R$ 130,00.

Daniel Castro
Disponívem em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u428516.shtml>. Acesso em: 04. ago. 2008.