quarta-feira, 16 de julho de 2008

Criada ULEPICC - Moçambique

Visando a necessidade de adentrar no seio do fenômeno africano da cultura e da comunicação e refletir sobre as suas especificidades, criou-se o capítulo moçambicano da Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura, a ULEPICC - MZ .

Foi estabelecido, assim, o elo entre estudiosos de comunicação moçambicanos com grupos de pesquisadores da Economia Política da Comunicação das várias partes do mundo já consolidados. Na contemporaneidade, este campo assume uma importância fundamental para a compreensão dos mecanismos das relações sociais, com maior ênfase para as relações de poder que constituem a produção, a distribuição e o consumo de recursos de cultura e de comunicação, em especial a partir dos grandes grupos de comunicação hegemônicos que têm se formado em todo o mundo a partir do advento da globalização.

Aproveitando o momento da realização do 1º DDD, reuniu-se a assembléia geral, no dia 17 de junho de 2008, quando foi eleito seu corpo diretivo, tendo como presidente o Prof. Ms. João Miguel, vice-presidente a Profa. Ms. Leonilda Sanveca e secretária geral a estudante finalista de Jornalismo Tânia Machonissa.

A instituição

A Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEPICC-Federação) organiza-se através de capítulos nacionais e regionais. Trata-se a ULEPICC-Federação de uma entidade internacional criada e com sede em Sevilha, na Espanha, em 2002, para agregar pesquisadores do mundo latino, como, dentre outras nacionalidades, brasileira, espanhola, francesa, argentina, canadense, moçambicana, portuguesa, mexicana e chilena. Visa contribuir para a reflexão pluralista sobre os problemas emergentes da Comunicação e o aperfeiçoamento e a revitalização intelectual dos sócios, mediante o intercâmbio de experiências entre os pesquisadores da área, bem como alcançar os objetivos da Carta de Buenos Aires, que demarca as bases de atuação da Economia Política da Comunicação de base crítica.