quarta-feira, 11 de junho de 2008

Cidade do Conhecimento USP Brasil - vídeos da palestra do Gilson

Para quem se interessar em assistir o vídeo apresentado e outro relacionado, é fácil:



Programação do Congresso Moçambique - Brasil: Digitalização, Democracia e Diversidade - 9 a 12 de junho

Programação do Congresso

Dia 9 de junho - 14:00 às 19:00 horas
Sessão de abertura: Magnífico Reitor da UEM, diretor da ECA/UEM e coordenação.
Painel 1: Digitalização das mídias, democracia e diversidade – Prof. Dr. Valério Brittos (UNISINOS, Brasil), Prof. Dr. Gilson Schwartz (USP, Brasil) e Prof. Celestino Vaz (UEM, Moçambique).


Dia 10 de junho - Das 14:30 às 19:00 horasPainel 2: Indústrias culturais, democracia e diversidade – Prof. Dr. César Bolaño (UFS, Brasil), Prof. Ms. João Miguel (UEM-Moçambique) e Prof. Dr. Tomás José Jane (UEM-Moçambique).


Dia 11 de junho - das 14:30 às 19:00 horasPainel 3: Políticas de cultura e de comunicação: o papel dos agentes públicos e privados – Profa. Dra. Christa Berger (UNISINOS, Brasil), Prof. Jorge Barata (UEM, Moçambique) e Prof. Ms. Lourenço Eugênio Cossa (UP, Moçambique).


Dia 12 de junho - das 14:30 às 19:00 horasPainel 4: Convergência tecnológica, espaço público e o papel dos movimentos sociais nas sociedades contemporâneas – Prof. Dra. Helenice Carvalho (UFRGS, Brasil), Prof. Dr. Fernando Mattos (PUC-Campinas, Brasil) e Prof. Dr. Luca Bussotti (UEM – Moçambique/palestrante).


Iconomia da Emancipação Digital

Cidade do Conhecimento - Links para o projeto:

Página Inicial da Cidade do Conhecimento

Videoclipe sobre a Cidade 1.0


Premiação: Top 30 no Development Gateway Award

Pioneirismo em Aplicações de Telefonia Celular para o Desenvolvimento Local

Web 3D: Arquipélago pro bono na Plataforma "Second Life"

Difusão - Programa Gestão de Mídias Audiovisuais para o Desenvolvimento Local - 2008

Visita à Ilha da Cidade do Conhecimento no Second Life


Iconomia - Economia Política, Semiótica e Engenharia de Produção

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Livro (a ser apresentado no 1° DDD)

Economia Política da Comunicação: interfaces brasileiras

Por Valerio Cruz Brittos e Adilson Cabral (orgs.)

A publicação é um conjunto das principais apresentações ao longo do I Encontro da Ulepicc-Brasil, que busca sistematizar não apenas o conhecimento consolidado em torno da própria Economia Política da Comunicação, mas também desafios conceituais e metodológicos, expostos na interface com os temas apresentados pelos diversos convidados de mesas e grupos de trabalho, resultando em contribuições que apresentam um leque de possibilidades para futuras abordagens.

O livro é dividido em duas partes distintas: a primeira compreende artigos inseridos no campo da Economia Política da Comunicação ou em permanente diálogo com suas referências, já a segunda parte trata das interfaces com outras subáreas em Comunicação, que tanto se afirmam pelas instigantes provocações como por relevantes pontos de tangência merecedoras de investigações a serem elaboradas.
Informações e aquisições em: http://www.e-papers.com.br/produtos.asp?codigo_produto=1416

SUMÁRIO DO LIVRO

Prefácio
Introdução

PARTE I – O CAMPO E SEUS DIÁLOGOS

Get back to where you once belonged: alvorada, ocaso e renascimento da economia política nas análises da comunicação -Suzy dos Santos

Indústria cultural: conceito, especificidades e atualidade no capitalismo contemporâneo- Valério Cruz Brittos / João Miguel

Marx, Habermas, Foucault e a TV digital, plataforma de comunicação tecnologicamente mediada-César Bolaño

Economia política da comunicação no Brasil: terreno fértil para análises maduras-Adilson Cabral

Colonização do discurso pelos imperativos categóricos do progresso-William Dias Braga

Cultura tecnológica, mídia e consumo globalizado -Dênis de Moraes

Trans-formaciones sociales y relaciones sociotécnicas en la cultura tecnológica-Eduardo A. Vizer

Políticas para comunicação e cidadania: o discurso inclusivo do livro verde brasileiro-Juliano Maurício de Carvalho

A grande mídia diante do local e do comunitário-Eula Dantas Taveira Cabral

PARTE II - O CAMPO E SUAS INTERFACES

Pesquisar para a emancipação digital-Gilson Schwartz

Sociedade e televisão-Laurindo Lalo Leal Filho

Reconfigurações da midiasfera sob a luz das interfaces-Simone Pereira de Sá

Perspectivas analíticas para a abordagem da relação entre comunicação e cultura-Márcio Souza Gonçalves

Os estudos culturais e o materialismo dialético-Marialva Barbosa

Relevância dos observatórios de comunicação, cultura e informação no contexto ibero-americano-Micael Herschmann

Sincronias e descompassos: América Latina e o relógio do mundo-Vera Lúcia Follain de Figueiredo

Ulepicc-Brasil reúne pesquisadores brasileiros de economia política da comunicação, da informação e da cultura

Sobre os autores

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Livro (a ser apresentado no 1º DDD)

Cenários, teorías e epistemologías da comunicação. Org. Jairo Ferreira. E-papers, Río de Janeiro. Brazil 2007.

Reúne trabalhos de varios autores sobre a problemática da construção teórica e epistemológica do campo da comunicação. Apresenta e discute concepções semióticas e socioantropológicas na construção do campo da comunicação.